segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PSICOMOTRICIDADE


PSICOMOTRICIDADE

É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.” (Sociedade Brasileira de Psicomotricidade)
“A Psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos.” (Costa,2002)

13 comentários:

  1. Na educação infantil a psicomotricidade é de fundamental importância para o desenvolvimento das crianças no processo ensino e aprendizagem mediador, abordando os atos ser humano na compreensão do mundo que a cerca.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí amiga, lutar e ou defender o que comungamos e/ou gostamos é fundamental, continue assim lutando estudando e pesquisando nesta area da psicomotricidade que vc tanto adora, busque sempre se capacitar ainda mas, pois, a formação continua é que lhe dará subsidiu de conhecimento mas unificado!!!!

    ResponderExcluir
  3. A psicomotrocidade é primordial para o desenvolvimento integral da criança. Pois começa na educação infantil, os trabalhos interdisciplinares correlacionados para o desenvoler com eficácia a psicomotricidade dos alunados. Entretanto uma vez bem trabalhado, o discente terá mais automonia e segurança da decisão nos processos em que possam ser de extrema necessidade para vida do ser humano.

    ResponderExcluir
  4. Nossa sociedade passa por mudanças. Mudanças estas que influenciam no modo de vidas das pessoas. Se pararmos para pensar, quando nossos avos eram crianças brincavam livremente, corriam e não se tinha tanta preocupação do ponto de vista da violência. No entanto em tempos atuais, surge uma pergunta: qual pai ou mãe permite que seu filho brinque, ou corra com os coleguinhas na rua de sua casa? Os tempos são outros a violência impera em nossa sociedade. Deste modo as crianças tendem a perder aquilo que é de fundamental importância nessa fase da vida: o movimento, a interação com outro. A escola deve atentar para esse problema, e proporciona as crianças um desenvolvimento saudável.

    ResponderExcluir
  5. a psicomotricidade está presente em nossa vida, mas em especial nas crianças, que a descobrem cada dia, com aprendizados, equilibrios e sustentação de objetos, a criança aos poucos adquire movimentos e estes são essenciais para a sua sobrevivencia, como pegar o copo, uma colher, e bricadeiras de diversas modalidades.

    ResponderExcluir
  6. Ao pensar em psicomotricidad já faço relação com o mocvimento, e movimento é vida, sem ela somos como objetos de decoração. Vejo a importancia de nós enquanto educadores em formação o conhecimento desta area para o bom desenvolvimento do nosso trabalho escolar e cognitivo de nossas crianças, isto é em todos os sentidos de sua formaçãso humana. Um abraço querida!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. O desenvolvimento da psicomotricidade faz-se através da evolução da criança, na sua troca com o
    meio, numa conquista que aos poucos vai ampliando sua capacidade de adaptar-se as necessidades comuns.
    Destacamos assim, alguns fatores da psicomotricidade que são de importância para o professor: a percepção, esquema corporal e lateralidade.
    O brincar como atividade livre e espontânea é responsável pelo desenvolvimento físico, moral e cognitivo, e os dons dos brinquedos como objetos que subsidiam as atividades infantis.
    Sendo assim, é importante ao educador ter consciência de que o “brincar” é uma necessidade interior da criança e por conseguinte, a necessidade de brincar é inerente ao desenvolvim

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Muito legal esse tema, pois a psicomotricidade ocupa um lugar importante na educação , sobretudo na primeira infância, em razão de que se reconhece que existe uma grande interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais. A psicomotricidade é a ação do sistema nervoso central que cria uma consciência no ser humano sobre os movimentos que realiza através dos padrões motores, como a velocidade, o espaço e o tempo então devmos da muita importância a isso faz com as crianças tenham mais aprendizado.

    ResponderExcluir
  11. O tema abordado e de suma importância para nós, tanto como pessoas como educadores. Temos que levar em consideração que o lúdico é um aliado perfeito para se trabalhar a psicomotricidade, pois não e o brincar por brincar, e sim trabalhar os movimentos, e movimento definitivamente é vida.

    ResponderExcluir
  12. É um tema importante para a educação pricipalmente por se tratar do desenvolvimento psicomotor da criança, onde nos traz um grande aprendizado sobre a forma como a criança desenvolve sua aprendizagem, acredito que este tema deve ser socializado e contextualizado com todos os docentes ainda mais quando se trabalha em Educação Infantil um tema desafiador e que contribui positivamente para a nossa prática em sala de aula!

    ResponderExcluir
  13. e fundamental na vida de quaquer criança a educação com ajudada do psicomotor e nas brincadeiras que tudo acontece o desenvolvimento da aprendizagem o grande desafio e que os pais e professores tem que esta trtabalhando essa modalidade para que der tudo serto .

    ResponderExcluir